quinta-feira, 25 de abril de 2013

TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FELICIDADE


Algumas considerações se fazem necessárias.
Primeiro, alegria e felicidade são coisas bem diferentes. A alegria é algo momentâneo que te faz sorrir. A felicidade é algo que você tem ou não. Eu posso estar alegre, mas ser infeliz. Posso estar triste com algum ocorrido, mas sou feliz. A felicidade é algo pessoal, quanto mais autoconhecimento, melhor é. O que te faz bem?

Outra questão que influencia na compreensão da felicidade é a religião e a crença. Toda religião traz consigo o embasamento para a felicidade e é bom você conhecer aquilo que você crê. Na religião está implicito o conceito de transcendência, que se trata daquela busca do ser humano pelo “preenchimento” do coração.
Por exemplo, no Cristianismo, Jesus Cristo deixou bem claro que no mundo passaríamos por aflições, mas acima de tudo era para ter bom ânimo. Sei através da Bíblia que a vida não é fácil e que a plenitude da felicidade não poderá ser vivida neste mundo, somente com Cristo na eternidade, no entanto, em várias passagens bíblicas vemos Deus dizendo “Tende bom ânimo, se esforce que eu te ajudo”. Outras vezes, o próprio Jesus disse que se estivermos sobrecarregados é para se chegar a Ele, lançar nossas ansiedades e preocupações sobre Ele e... descansar!
Puxando a sardinha para minha pequena experiência de vida, lhe garanto que quanto mais você falar com Deus mais feliz você será. Se estás com a autoestima baixa, dê uma lida num post deste blog chamado  Você é especial - Max Lucado e então você entenderá o que estou querendo dizer.

A ultima consideração que tenho a fazer se trata de um conselho. Expanda seus horizontes e veja todas as possibilidades que você tem. Se no relacionamento amoroso você não consegue ser feliz, tire seu pensamento dessa questão e foque em outras, como mais tempo para sua família, conversas com amigos, carreira profissional, etc. Se teu salário não dá para fazer tudo o que você quer, veja o que é prioridade, primeiro pague as contas, economize mensalmente um valor para uma viajem no final de ano, uma segunda lua-de-mel, uma saída com seus filhos. Se teu emprego já não te agrada, nunca é tarde para mudar de ramo, por isso envista em cursos profissionalizantes, uma faculdade, em seminários, contatos. Se o que você deseja envolve dinheiro, faça metas, abra uma poupança, economize nas dispesas.
Além disso, deixando de olhar para os planos de médio e longo prazo, o que me deixaria melhor hoje? Uma soneca na hora do almoço. Um tempo com meu filho no parquinho. Um beijo acalorado. Um abraço de um amigo. Um almoço em um lugar diferente. Um bom e velho café da tarde com a família. Sentar no sofá e assistir a novela das 9h. Um banho demorado. Uma roupa nova. Uma decisão tomada. Um contrato fechado. Uma caminhada no fim da tarde... Enfim, tire um tempinho para fazer o que você gosta.

Não viva em função das impossibilidades, foque nas possobilidades que você tem.
Todos os dias você pode ser feliz. Depende das suas perspectivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário