quinta-feira, 25 de abril de 2013

REFLETINDO SOBRE A FELICIDADE


A felicidade tem que ser algo que não dependa de outras pessoas, que não dependa de circunstâncias e condições de vida. A felicidade é algo que construímos internamente.
Quando somos adolescentes temos a tendência de delegar a nossa “infelicidade” aos nossos pais, pois são eles que não nos permitem fazer tudo o que queremos (ainda bem!). Mas, o que me assusta são as pessoas crescerem e continuarem a culpar os outros pelas suas condições de vida.
Felicidade diz respeito a crescimento e está ligada com o amadurecimento.
Crianças normalmente são felizes. Pergunte a adultos que tiveram uma infância sem condições financeiras boas, eles ainda assim te dirão que foram felizes.
No entanto, quando crescemos outras coisas envolvem a nossa paz de espírito. São contas, trabalho, estudos, relacionamentos, filhos, responsabilidades, deveres... e a felicidade se torna a busca. Aquilo que era tão simples, de repente depende de uma dezena de coisas.
Mas, depende mesmo? Tem certeza que sua felicidade depende de todas estas coisas?
Você pode achar que estou ficando louca, mas a felicidade meu amigo, é uma questão de escolha pessoal.
Conheço mulheres que dedicaram anos da sua vida ao casamento e hoje dizem “sempre fui infeliz”. Da mesma forma, pais que criaram seus filhos tentando passar valores e princípios, mas que no final estes filhos não seguiram seus passos, trouxeram para o presente consequências desagradáveis e hoje sofre tanto o pai quanto o filho. Também conheço aquelas pessoas que escolheram o companheiro(a) errado ou que depositaram a alegria em um filho ou relacionamento que nunca tiveram. Pior ainda, são as pessoas que vivem em função de uma mágoa do passado, como a traição do conjuge.
Você pode me perguntar: Nestas e em outras situações aonde cabe a escolha de ser feliz, quando na verdade todos os desejos e ações foram e são um prol da felicidade?
Como disse anteriormente a felicidade é algo interno e depende do amadurecimento intelectual, pois é através dele que podemos olhar com outros olhos. Podemos raciocinar!
Você está raciocinando meu amigo???
Por quanto tempo mais você vai culpar seu emprego pelo seu estresse? Por quanto tempo mais você vai se angustiar pelas escolhas tomadas pelo seu filho? Mais quanto tempo seu conjuge será culpado de tudo?
Por mais quanto tempo você vai reclamar do salário que ganha? Das contas que tem para pagar? Da casa onde mora? Por ter que andar de ônibus ou a pé todos os dias?
Até quando você será esta pessoa armargurada e de cara fechada? Até quando as pessoas que te amam vão ter que aturar este teu mau humor e se preocupar com você?
Até você conseguir tudo o que você quer???
Sinto em lhe dizer, se tens esta perspectiva, será infeliz pelo resto da sua vida.
Raciocíne comigo. Ninguém tem tudo o que quer, mas o mundo é cheio de possibilidades. Não prive sua felicidade a uma coisa somente. Em outras palavras o sábio poeta já dizia que a felicidade não está na chegada, mas sim no caminho percorrido. É uma perspectiva de vida!
Prive sua felicidade em um bom salário, por exemplo. Você já parou para pensar quanto tempo leva para se conseguir isso? Essa é uma das minhas metas também e sei que no meu caso depende basicamente de estudos. Eu vou ser infeliz durante a graduação, mestrado e doutorado (10 anos de estudo aproximadamente) para depois ser feliz? Claro que não!
Nesse meio tempo onde fica a minha família, meus amigos, meu amor, meu bem estar? Serão todas as coisas desprezadas devido a uma única coisa que me fará feliz? Lógico que não!
Uma coisa que me impressiona é ver deficientes físicos tão motivados. Alguns são mancos, outros não tem braço, mão, são cadeirantes, enfrentam olhares curiosos e preconceituosos todos os dias e mesmo assim estão entusiasmados com suas vidas. Como eles conseguem? Simplesmente IGNORAM as dificuldades, e lutam todos os dias pelo o que desejam. E o mais interessante, eles são felizes por estarem tentando.
Veja as possibilidades que você tem e se afaste daquilo que não te faz bem.
Todo mundo é capaz de começar de novo. De reiniciar projetos. De redefinir planos e metas.
Mas acima de tudo, não foque seu olhar apenas nos resultados, pois afinal, o caminho também é belo!

*O proxímo post traz algumas considerações sobre o assunto. Vale a pena dar uma lidinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário