segunda-feira, 18 de março de 2013

Evangelho não é opressão!


Existe uma grande diferença entre opressão e liberdade. Onde o Evangelho se encaixa?
Tenho vivenciado dois pólos. De um lado estão as igrejas do “oba-oba”, “venha como estás e fique como quiser”. Do outro, estão igrejas, acredito que em pontos isolados, que são radicais demais, ao ponto de tratar os seus membros com grosseria e até mesmo constrangê-los em público.
Que tipo de Evangelho é este que exclui? Que faz acepções? Que não se importa com as pessoas?
Ou melhor, que tipo de Evangelho é este que te oprime ao ponto de te fazer realmente sentir-se como “mais um” na igreja? Uma pessoa substituível por qualquer outro!

Eu acho engraçado... Jesus deixa toda a sua glória, vindo ao mundo, morrendo em uma cruz para mostrar a humanidade (individualmente) o quanto somos importantes ao Criador e algumas pessoas com palavras rudes parecem anular o sacrifício de Cristo.

Outro ponto, quantas pessoas estão sentadas nos bancos das igrejas por uma obrigação? Quantas pessoas vão à igreja realmente para cultuar a Deus? Me parece algumas vezes que estão ali para cumprir seu “papel”, para marcar presença, para não decepcionar alguém...

Talvez eu seja emotiva demais, mas para mim, o Evangelho liberta. Sim!!! Ele liberta.
Dos rótulos.
Dos títulos.
Dos pecados.
Principalmente do jugo.

O próprio Jesus disse:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos ALIVIAREI. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou MANSO e HUMILDE de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é SUAVE e o meu fardo é LEVE. (Mateus 11:28-30)

Três coisas podemos retirar deste texto:

Primeiro, Jesus nos traz alívio. Não opressão. Se você serve a Deus com medo, por obrigação, com medo do que as pessoas irão achar de sua conduta dentro da igreja, algo está errado. Peça ajuda ao Espírito Santo.
Segundo, Jesus nos ensina a sermos mansos e humildes. Não opressores! Não julgue as pessoas, não as exponhas. Seja humilde e não se importe com quantos títulos você tem, pois no Reino de Deus, somos todos servos do Altíssimo. Seja MANSO para ouvir e para falar. A receita é seguir o exemplo de Cristo.
Terceiro, o Evangelho não é opressão. Veja as palavras chaves que destaquei neste versículo: alívio, mansidão, humildade, jugo suave e fardo leve. Alguma delas combina com prepotência, violência, afronta, humilhação, tirania, asfixia, sufocação e vexame???

Para confirmar tal afirmação, deixo ainda mais algumas palavras de Jesus:

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar LIBERDADE aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em LIBERDADE os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4:18-19)

Amor e opressão não combinam.
Deus é amor. Cristo a sua revelação. Evangelho é a expressão!

Um comentário:

  1. Querida Lidiane..Concordo plenamente com você em tudo...na verdade tenho sentido estas coisas e me perguntado se é certo...e pesquisando mais sobre a opressão, encontrei aqui a sua mensagem, muito bem colocada e clara....Agradeço a Deus pela tua vida...Deus te abençoe...♥

    ResponderExcluir